Regimento

Objetivos e Diretrizes para Publicação

A Revista Eletrônica SBIJ – Sustainable Business International Journaltem como missão contribuir para o entendimento aprofundado da Gestão do Conhecimento nas Empresas, mediante a divulgação de trabalhos de pesquisa e de análises teóricas que possam subsidiar as atividades acadêmicas e a ação administrativa em organizações públicas e privadas.

O público alvo é constituído de profissionais da academia e de outras organizações públicas e privadas, interessados no diálogo e na inovação em Gestão do Conhecimento. Clareza, concisão e objetividade na redação do texto são essenciais, considerando o público alvo e as normas da ABNT.

Os artigos, documentos, notas e resenhas bibliográficas submetidos à apreciação da SBIJ devem ser inéditos, nacional e internacionalmente, não estando sob consideração para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. Eventualmente trabalhos publicados em anais de congressos podem ser considerados pelo Conselho Editorial, desde que estejam em forma final de artigo. Os artigos e documentos podem ser redigidos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. As notas e resenhas bibliográficas devem ser redigidas em língua portuguesa.


Forma de Apresentação de Artigos e Documentos

Os textos devem ser encaminhados de acordo com os seguintes critérios e características técnicas:

1. Formatação
• Papel: A4 (29,7cm x 21cm);
• Margens
Margens:Superior = 3cm
Margens:Inferior = 2cm
Margens:Esquerda=3cm
Margens:Direita=2cm
• Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior, utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12 e espaçamento duplo.
• O artigo não deverá exceder 26 laudas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas. Colocar título no início do trabalho, sem identificação do(s) autor(es).

2. Apresentar em página separada
• Título do trabalho em português e inglês
• Nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae em que se mencione titulação acadêmica, experiência profissional e/ou acadêmica, área(s) de interesse em pesquisa, instituição(ões) de vinculação. Observação: se mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um ao trabalho.
• Endereço, e-mail, telefone e fax

3. Enviar resumo do texto em português e inglês, entre 10 e 15 linhas, em que constem:
• Objetivo
• Método
• Resultado
• Conclusões
• De três a cinco palavras-chaves, em ambas as línguas, para difusão internacional.

4. As referências a autor(es) devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano de publicação, e página (se for o caso).
Observação: não use “ibid.”, “op. cit.”, e assemelhados.

5. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023)

6. Notas não devem ser colocadas no rodapé; use-as o menos possível, numerando-as seqüencialmente no corpo do texto, e as apresente ao final do artigo, antes das referências bibliográficas.

7. O artigo poderá ser enviado por e-mail ou por correio, em disquete de 3 1/2, acompanhado de quatro vias impressas com qualidade laser.


Análise dos Artigos e Documentos para Publicação

1. Adota-se o sistema de avaliação anônima (blind review) para análise dos artigos encaminhados para publicação, com pelo menos dois avaliadores.
Os documentos submetidos são analisados pelos editores da Revista Eletrônica, de acordo com política editorial, sem avaliação externa.

2. O prazo para resposta ao primeiro ou único autor do artigo ou documento submetido é de até 90 dias contados da data de recebimento.

3. Os artigos e documentos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
Os direitos, inclusive de tradução, são reservados.
É permitido citar parte do artigo ou do documento sem autorização, desde que identificada a fonte.


Forma de Apresentação de Resenhas Bibliográficas

Resenhas bibliográficas são revisões críticas de livros e publicações científicas ou de interesse científico, nacionais ou estrangeiros, no campo de Administração. Uma resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, constituindo portanto contribuição teórica ou científica ao campo. Nesse sentido, uma resenha não só informa o lançamento ou existência da obra, mas deve oferecer alguma contribuição seja ao tema, seja ao campo de estudo da obra em questão, por meio da sua análise crítica. As resenhas bibliográficas devem ser encaminhadas de acordo com os seguintes critérios e características técnicas:

1. Não serão priorizadas resenhas de obras de cunho gerencial ou exclusivamente de divulgação técnica, nem tampouco livros textos. Do mesmo modo, prioridade será dada à atualidade da resenha: a submissão de resenhas bibliográficas de obras com mais de 24 meses de publicação pode ser feita e aprovada, mas não é incentivada. O(s) autor(es) de resenhas submetidas deve(m) considerar que o seu objetivo é o de fornecer uma revisão informada da obra em questão, o que significa que deve(m) focar: (1) na apresentação sumária da natureza da obra e/ou autor; (2) na saliência da contribuição da obra para o campo da Administração; (3) na sintética apresentação e análise das partes, seções ou capítulos em que estejam organizados a obra; e (4) em recomendação de que público no campo teria que tipo de uso para a obra.

2. Formatação:
• Papel A4 (29,7cm x 21cm);
• Margens:
Margens:superior=3cm,
Margens:inferior=2cm,
Margens:esquerda=3cm
Margens:direita=2cm;
• Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior, utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12 e espaçamento duplo.
• A resenha não deverá exceder 3 laudas, incluindo quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências bibliográficas.
• Colocar na primeira página título, nome do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do(s) autor(es) da resenha.

3. Apresentar em página separada:
• Título e nome do(s) autor(es) da obra resenhada
• Nome(s) completo(s) do(s) autor(es) da resenha, acompanhado(s) de instituição(ões) de vinculação
• E-mail
• Telefone
• Fax.
Observação: Se mais de um autor, ordenar de acordo com a contribuição de cada um à resenha.

4. Quando usadas na resenha, as referências a autor(es) devem ser citadas no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano de publicação e página (se for o caso).
Observação: não use “ibid.”, “op. cit.”, e assemelhados.

5. As referências bibliográficas completas do(s) autor(es) eventualmente mencionados na resenha deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).

6. Não devem ser incluídas notas (nem de rodapé nem de fim de texto) em resenhas submetidas.

7. A resenha poderá ser enviada por e-mail ou por correio, em disquete de 3 1/2, acompanhado de uma via impressa com qualidade laser.


Análise das Resenhas Bibliográficas para Publicação

1. Adota-se o sistema de avaliação anônima (blind review) para análise das resenhas encaminhadas para publicação, com pelo menos dois avaliadores.

2. O prazo para resposta ao primeiro ou único autor da resenha submetida é de até 90 dias contados da data de recebimento.

3. As resenhas bibliográficas assinadas são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive de tradução, são reservados. É permitido citar parte da resenha sem autorização, desde que identificada a fonte.


Forma de Apresentação de Notas Bibliográficas

Notas bibliográficas são pequenas comunicações sobre publicações científicas ou de interesse científico, nacionais ou estrangeiras, no campo da Administração, incluindo livros textos, sem análise ou opiniões, elaboradas com o objetivo de informar o leitor sobre lançamentos recentes de interesse da comunidade acadêmica. As notas bibliográficas devem ser encaminhadas de acordo com os seguintes critérios e características técnicas:

1. Não serão priorizadas notas de obras de cunho gerencial ou exclusivamente de divulgação técnica. Do mesmo modo, prioridade será dada à atualidade da nota: a submissão de notas bibliográficas de obras com mais de 12 meses de publicação pode ser feita e aprovada, mas não é incentivada. O(a) autor(a) da nota submetida deve considerar que o seu objetivo é o de noticiar o lançamento da obra em questão, o que significa que deve focar: (1) na identificação sumária da natureza da obra e/ou autor; (2) na sintética definição de que público no campo teria que tipo de uso para a obra.

2. Formatação:
• Papel A4 (29,7cm x 21 cm);
• Margens:
Margens:superior=3cm
Margens:inferior=2cm
Margens:esquerda=3cm
Margens:direita=2cm
• Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior, utilizando caracteres Times New Roman tamanho 12 e espaçamento duplo.
Observação: A nota bibliográfica não deverá exceder 75 palavras no texto livre, ou seja, excluindo os dados da obra e do autor.
• Colocar na primeira página título, nome do(s) autor(es) e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação do(a) autor(a) da nota.

3. Apresentar em página separada:
• Título e nome do(s) autor(es) da obra comentada
• Nome completo do(a) autor(a) da nota, acompanhado de instituição(ões) de vinculação
• E-mail
• Telefone
• Fax
Observação: Notas bibliográficas só podem ser submetidas por uma única pessoa, não sendo possível, portanto, haver créditos a nota para mais de um autor.

4. Se disponível, o(a) autor(a) da nota deve encaminhar junto à submissão arquivo eletrônico com a capa da obra original, ou indicação de site da Internet no qual a capa pode ser obtida.

5. A nota bibliográfica poderá ser enviada por e-mail ou pelo correio, em disquete de 3 1/2, acompanhado de uma via impressa com qualidade laser.



Análise das Notas Bibliográficas para Publicação

1. As notas bibliográficas submetidas são analisadas pelos editores da Revista Eletrônica, de acordo com política editorial e pauta dos números a fechar, sem avaliação externa.

2. O prazo para resposta ao autor da nota submetida é de até 45 dias contados da data de recebimento.

3. As notas bibliográficas não são assinadas, mas o crédito de autoria e/ou de indicação é feito no final da comunicação, e seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a)/contribuinte da nota. Os direitos, inclusive de tradução, são reservados. É permitido citar parte da nota bibliográfica sem autorização, desde que identificada a fonte.


Têrmo de Autorização para Publicação Gratuita.

É imprescindível para a publicação do artigo, o preenchimento do documento em anexo e o seu envio por email.

BAIXAR DOCUMENTO PARA PREENCHIMENTO E ENVIO

Title: revista_autoriza
File: revista_autoriza.pdf


Endereço para correspondência e envio de artigos para publicação
e-mail: martius@kmpress.com.br