MBA em Gestão Empresarial Estratégica

Universidade Federal Fluminense – UFF

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis  – EST

Departamento de Administração – STA

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL ESTRATÉGICA – MBAGEE


INTRODUÇÃO

Desde 1988, o MBA em Gestão Empresarial vem sendo ministrado sem interrupções, com sucesso, e procurando permanentemente se aprimorar e se ajustar às novas exigências, do mercado e à evolução tecnológica. A partir de 2016 o mesmo foi priorizando para o foco nas questões relacionadas a “Gestão Empresarial Estratégica a partir da integração dos processos, tecnologia e informação”.

Sendo um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – MBA – registrado no MEC,  recebe graduados em Administração, Economia, Ciências Contábeis, Atuariais, Direito, Medicina, Biblioteconomia, Ciências da Computação, Telecomunicações, Engenharia, e outros profissionais graduados de nível superior, desejosos em aumentar os seus conhecimentos na gestão empresarial e inovação aplicado ao ambiente de negócios público e privado.

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OBJETIVO

Curso de Pós-Graduação, MBA, em Gestão  Empresarial Estratégica tem por objetivo capacitar os profissionais de mercado e gestores na gestão de negócios utilizando na plenitude os recursos de processos, tecnologia e informação.
A linha programática do curso tem como foco o desenvolvimento de uma visão estratégica da integração entre “processos, tecnologia e informações”, como meio para responder ao desafio de como alinhar as soluções as expectativas dos clientes e mercado com a construção de soluções de elevado valor agregado para todos os seus “stakeholders” – clientes, colaboradores, investidores, gestores, executivos, fornecedores e a sociedade em geral.

Os temas do curso são desenvolvidos em sintonia com as tendências contemporâneas de integração de processos, tecnologia e informação para agregação de valor diferenciado ao negócio: inteligência empresarial (business intelligence), gestão de processos – escritório de processos, gestão da inovação, gestão do conhecimento, gestão da informação, gestão de projetos empresariais, internet das coisas, segurança empresarial e da informação, gestão pela qualidade entre outros.

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PÚBLICO ALVO

Profissionais com nível superior em qualquer área de atuação.

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METODOLOGIA

Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem média igual ou superior a 6,0 (seis) por disciplina e/ou atividade acadêmica e 7,0 (sete) na média geral e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os alunos que obtiverem nota entre 5,0 (cinco) e 5,9 (cinco vírgula nove) em qualquer disciplina terão o direito de fazer uma Verificação Suplementar (VS).

O aluno que, porventura, deixar de comparecer a qualquer uma das provas, poderá fazer a 2ª chamada da referida disciplina, após solicitação, por escrito, em tempo hábil (uma semana), junto à secretaria do curso.

O aluno terá 04 (quatro) meses, após o término das disciplinas obrigatórias (prorrogável por mais um mês a critério do orientador da pesquisa), para entregar seu TCC ( Três cópias ); após esta data, será cobrada uma taxa por aluno, a todos que desejarem ainda entregar o referido trabalho. O aluno deverá ficar atento, pois o limite máximo para a entrega do artigo científico estabelecido pela Resolução nº 122/2000 é de 02(dois) anos a contar do início das aulas. Após o julgamento do TCC, o aluno terá o prazo de 15(quinze) dias úteis para entregá-lo com as possíveis correções, devidamente encadernado (uma cópia), juntamente com o arquivo em mídia digital. Caso o Trabalho não seja entregue, o aluno perderá o direito ao certificado do curso em questão.

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PROGRAMA

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL ESTRATÉGICA – MBAGEE

GRADE CURRICULAR

Disciplinas Carga

Horária

Gestão Estratégica 20
Gestão de Marketing e Comunicação 20
Gestão da Qualidade 20
Gestão de Projetos 20
Gestão Financeira 20
Gestão de Pessoas 20
Gestão da Segurança da Informação 20
Gestão do Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo 20
Gestão do Meio-ambiente e Sustentabilidade 20
Gestão Logística e Cadeia de Suprimentos 20
Gestão Contábil Gerencial 20
Gestão de Processos 20
Direito Administrativo 10
Governança Corporativa 20
Gestão de Operações e Serviços 20
Tópicos Especiais em Gestão (Canvas, Agil, Scrum,  tendências) 20
Tópicos Especiais em Eecnologia (Big-data, textmining, datamining, tendências) 20
Metodologia da Pesquisa 30
Total Geral (disciplinas obrigatórias) 360

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EMENTA

  • Gestão Estratégica

Conceitos de organização e estratégia. Planejamento  estratégico  empresarial. Análise estratégica. Definição de visão, missão, negócio, cenarização, análise SWOT. Definição de objetivos, indicadores e metas. Modelo balanceado de métricas – BSC. Estudo de casos.

  • Gestão de Marketing e Comunicação

Fundamentos de marketing; Administração e planejamento de marketing; Formulação de estratégias de marketing; Sistemas de informações de marketing; Marketing social e digital. Comunicação de Marketing. Estudo de casos.

  • Gestão da Qualidade

Conceitos e definição da qualidade; Dimensões da qualidade; Evolução  histórica  da  qualidade; Capacidade de processo e controle estatístico de processos; ferramentas da qualidade; Garantia da qualidade: normas ISSO 9000; Controle da qualidade total (TQC); Administração da qualidade total (TQM); Gestão estratégica da qualidade; Prêmio nacional da qualidade; Implantação de sistemas e gestão da qualidade.

  • Gestão de Projetos

Definição de projeto; Evolução da gerência de projetos; Estrutura analítica de projetos; Diagrama de GANTT; Diagrama PERT/CPM; Metodologia PMI / PMBOK para a gerência de projetos.

  • Gestão Financeira

Estrutura das demonstrações contábeis; Principais indicadores de natureza econômico-financeira e sua utilização no conjunto das decisões empresariais; Ciclos operacional e financeiro; Necessidade de capital de giro; Matemática financeira (revisão); Investimentos de capital; Principais técnicas de análise de projetos de investimento em ativos fixos; Análise de ponto de equilíbrio; Alavancagem financeira; Fontes de recursos; Fontes de financiamento.  Estudo de casos.

  • Gestão de Pessoas

Conceituação e contextualização da atividade de gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Subsistemas de  Gestão de Pessoas. Sistemas de informações na gestão de Pessoas.  Desafios para  a gestão contemporânea  de  pessoas.

  • Gestão da  Segurança da Informação

Visão sistêmica de segurança da informação; Estratégias de segurança da       informação; Tipologia de ataques; Vulnerabilidades; Análise de riscos; Certificados digitais; Criptografia; Infraestrutura de chaves públicas (ICP); Planos de contingência e de recuperação de desastres.

  • Gestão do Conhecimento,  Inovação e Empreendedorismo

Sociedade do Conhecimento; Modelos de Gestão do Conhecimento; Práticas de Gestão do Conhecimento; Comunidades de Prática; Modelos e Estratégias de Gestão da Inovação. Definições e fontes de inovação; estratégia, políticas, patentes e transferência de tecnologia; economia da inovação; práticas de gestão do conhecimento e inovação. Estudo de casos.

  • Gestão do Meio-Ambiente e  Sustentabilidade

Introdução a questões as normas e procedimentos aplicados ao meio-ambiente. Conceitos. Aplicação das questões meio-ambientais e de sustentabilidade. Estudo de casos.

  • Gestão Logística e Cadeia de Suprimentos

Funções da logística integrada; Estratégias: Supply Chain Management; Logistica integrada à demanda; Avaliação de atendimento; ECR: resposta rápida ao consumidor. Estudo de casos.

  • Gestão Contábil Gerencial

Conceitos. Elementos de orçamentação e custos. Contabilidade gerencial. Elementos de custo. Análise de balanço. Estudo de casos.

  • Gestão de Processos

Conceitos. Mapeamento de processos. Escritório de processos. Normatização. Características e elementos dos processos de trabalho; Mapeamento e modelagem de processos de trabalho; Métodos e ferramentas: IDEF (integratted definition for function modeling), BPMN (business process modeling notation); Análise orientada a objetos: OOA/UML/RUP. Estudo de casos.

  • Direito administrativo

Conceitos. Questões legais na alçada privada e pública. Legislação que afeta diretamente aos gestores. Estudo de casos.

  • Governança Corporativa

Conceitos e objetivos de governança em TI; Cobit – Control Objectives for Information and Related Technology; ITIL – Information Technology Infrastructure Library; CMMI – Capability Maturity Model Integration; SLA – Contratos de Acordo de Nível de Serviços.

  • Gestão de Operações e Serviços

Conceitos; Gestão da Produção e Operações; Planejamento e Controle da Produção; Gestão de Serviços; Integração dos 4Ps (Pessoas, Processos, Produtos, Parceiros); Gestão de Integrada com o foco no cliente. Maturidade na gestão de serviços.

  • Tópicos Especiais em Gestão

Novas tecnologias em gestão; Metodologia Canvas; Metodologia Ágil. Inovação em gestão; Sabedoria das multidões.

  • Tópicos Especiais em Tecnologia

Novas tecnologias; Big-data; DAtamining; Textmining; Cidades Sustentáveis; Internet das Coisas; Mobile applications.

  • Metodologia da Pesquisa

Características e planejamento de uma pesquisa; Características de artigos científicos; Preparo de artigos científicos para apresentação e publicação em revista indexada.

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COORDENAÇÃO

Mauricio Leão é Doutor em Ciências - possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica ênfase Eletrônica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1987) e mestrado em Engenharia de Produção pela Coppe / Inovações Tecnológicas e Organizações Industriais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Trabalhou como engenheiro eletrõnico, gerente de produção, gerente industrial e professor nos cursos de administração e informática na Universidade Estácio de Sá e nos cursos de administração e engenharia na Universidade Federal Fluminense. Desde janeiro de 2007 atua no Hospital Universitário Antônio Pedro como como assessor da direção e coordenando o serviço de engenharia clínica, até a presente data.

Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez - Diretor das Faculdades de Administração e Ciências Contábeis , Atuariais e Empreendedorismo; Presidente do Conselho Fiscal da Fundação Euclides da Cunha; Pós-doutor em Gestão do Conhecimento pela UFRJ/Harvard Business School; Master Executive pelo MIT/SLOAN; participou do projeto RITLA/UNCTAD de Inclusão Digital no Brasil ? América Latina; é Doutor em Gestão Tecnológica pela COPPE/UFRJ; Mestre em Ciências em Computação de Alto Desempenho pela COPPE/UFRJ; atuou como Presidente da Comissão de Petróleo e Gás da CAERJ ? Camara de Comércio do Estado do RJ; atuou como Assistente Executivo da área de Gás e Energia da Petrobras, Gerente de Planejamento e Avaliação em RH da PETROBRAS; Gerente de Desenvolvimento Gerencial e da Gestão Empresarial da Universidade PETROBRAS; Professor Associado da UFF/Departamento de Administração; Coordenador do MBA em Logística pela UFF/Administração; Orientou mais de 80 monografias, dissertações de mestrado e teses doutorado; Participou em mais de 200 bancas de final de curso, de mestrado e de doutorado; Fundador do GIGCI – Grupo Interativo de Gestão do Conhecimento e Inovação; Autor e co-autor de mais de 120 artigos, publicados no país e exterior. Autor e/ou Organizador dos livros: Gestão do Conhecimento e Inovação nas Empresas, Ed. Qualitymark, 2011; Administração Elementos Essenciais, Ed. Atlas, 2010; Gestão Empresarial, QualityMark, RJ, 2006., Gestão do Conhecimento, IBPI, RJ, 2001; Tecnologia de Informação e Gestão Empresarial, E-Papers/UFF, RJ, 2000; Information Technology in the 21st Century: Managing the Change, editado pelo WIT – Inglaterra, 1996; Tecnologia de Informação e Mudanças Organizacionais, IBPI/COPPE-UFRJ, Rio de Janeiro, 1995.

MATRÍCULA

Podem concorrer candidatos brasileiros natos ou naturalizados e candidatos estrangeiros. O candidato estrangeiro deverá ter visto permanente ou visto temporário de estudante obtido perante o Consulado do Brasil em seu País. Exige-se do candidato estrangeiro o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras).

  1. 1. Inscrição

As inscrições são feitas online por meio do site www.uff.br/adm/casi ou no endereço Rua Mário Santos Braga, 30/s.722, Campus do Valonquinho – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.Tel.26299870 / 26299869 – Whastsapp – 98057-7888.

  1. 2. Documentação

  • Ficha de inscrição preenchida.
  • Fotocópia autenticada (frente e verso) do diploma de graduação (registrado ou, na     hipótese, revalidado)  ou certidão original de conclusão de curso de graduação, com as datas de conclusão e colação de grau.
  • Histórico escolar.
  • Fotocópia do documento oficial de identidade e do CPF (para brasileiros ou estrangeiros com visto de permanência no país).
  • Curriculum vitae com comprovantes dos títulos declarados.
  • Duas fotos 3 X 4.

3. Processo de Seleção

  • Análise de Curriculum Vitae e de Histórico Escolar
  • Entrevista / levantamento de perfil

DATA DE INÍCIO

Turma prevista para MAIO DE 2017

VALOR DE INVESTIMENTO

  • Parcelado 20 x R$ 495,00 (Volta Redonda, Frigurgo, Macaé, Petrópolis)
  • Parcelado 20 x R$ 450,00 (Niteroi)

INFORMAÇÕES

O MBAGEE é ministrado no Departamento de Administração da Faculdade de Administração, Atuariais, Ciências Contábeis e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense – UFF, no Campus do Valonguinho, Centro de Niterói, próximo às Barcas e em frente do Plaza Shopping Niterói.

INFORMAÇÕES

Local: Mário Santos Braga, 30 – 7º Andar – Sala 722
Campus do Valonguinho – Centro – Niterói – RJ
Telefones: (21) 2629-9870 / 26299869

Whatsapp: 98057-7888

e-mail: mbageeuff@gmail.com; mbacasi@vm.uff.br

O horário de funcionamento da Secretaria do Curso é
de 2ª à 6ª das 10:00 às 19:00h.

O horário das aulas é de  8:00 às 17:00h,
turmas aos sábados .